Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.729 vias cadastradas em 1614 locais de 401 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Espírito Santo > Laranja da Terra > Pontão Maior (Cinco Pontões) > Via de Acesso

Ampliar imagem Via de Acesso
Ampliar imagem Via de Acesso
Local da Cangalha (entre o Pontão Maior e o Pontão Gêmeo), onde se inicia o rapel da "Via de Acesso".
Via de Acesso Imprimir informações da via
IV
Cadastrada por: Luciano Bender, em 24-11-2022 às 13:30
Alterada por: Luciano Bender, em 24-11-2022 às 13:32
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: oeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 10 metros
Descrição: A “Via de Acesso” é uma rota para chegar até a mata central dos Cinco Pontões, local que permite o acesso até a base das agulhas do Pitoco do Alemão, Dedinho Casagrande, 17 de Julho e da via de escalada “Quebrando Paradigmas”.

A via consiste num trecho de 60 metros de mata, sendo que 10 metros devem ser escalados e o restante é apenas uma travessia dentro da mata.

Para entrar na “Via de Acesso” é necessário realizar um rapel de 40 metros da Cangalha (colo rochoso que interliga o Pontão Maior com o Pontão Gêmeo) até a mata que fica abaixo da Cangalha (mata suspensa). Deve ser utilizada, preferencialmente, uma corda semi-estática e que deverá ser fixada nas chapeletas que estão instaladas no chão da Cangalha. A corda deve ser deixada fixa e, se possível, com um protetor de corda no início, pois essa corda será utilizada para fazer a ascensão de retorno.

Após fazer o rapel (40 metros) da Cangalha até a Via de Acesso, deve seguir, andando e subindo, para a esquerda da mata, tomando como referência a posição de rapel e a direção do Pitoco do Alemão. Percorridos uns 35 metros e, ao deparar com um grande bloco de pedra que estará entalado no caminho, o guia deve se encordar e iniciar a escalada pela esquerda dos blocos, saindo entre o bloco da esquerda e a vegetação que cerca o corredor de pedra.

A escalada consiste num trecho de 10 metros, sendo os 8 metros iniciais de trepa-mato e os 2 últimos metros um lance de, no máximo, 4º grau de agarras grandes e que é realizado em 2 movimentos, caracterizando, este último lance, numa pequena subida para retornar ao corredor de mata.

Os 10 metros foram protegidos por 2 chapeletas de aço inox, subsidiadas pela ACE, e a parada deve ser feita nas árvores do corredor de mata (parada natural). A primeira chapeleta foi fixada na saída da mata. Quando o guia passa entre a vegetação e a pedra entalada, poderá ver a mesma um pouco acima de sua posição. A última chapeleta fica em frente ao último lance (4º grau), dando grande segurança para o guia realizar os movimentos. Ainda é possível fazer uma proteção natural entre a primeira e a segunda chapeleta, pois existe uma árvore no meio deste trecho com diâmetro e fixação consideráveis.

Agora é só seguir, andando, para baixo até chegar à mata principal dos Cinco Pontões, onde será possível ver uma vegetação mais baixa e até mesmo uns rastros de trilha. A mata deve ser descida pela direita, como quem acompanha a parede do Pontão Gêmeo, mas sem encostar-se a ela. Essa noção de direção deve ser seguida com atenção, pois do lado esquerdo a mata vai culminando na boca de uma grande grota de pedra que vem da base dos Cinco Pontões (dá para ver) e pelo lado direito, colado à parede do Pontão Gêmeo, vai surgindo um trepa-mato mais alto e que não leva a lugar nenhum.

O retorno é feito pelo mesmo caminho da ida, no entanto, no trecho que foi escalado, um rapel deve ser montado para passar pelo bloco entalado, não necessitando, assim, realizar a escalada para o retorno. Para fazer a ascensão até a Cangalha é necessário utilizar dois estribos, podendo, ainda, improvisá-los com fitas.
Fonte: ACE
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 corda de 40 metros para rapel/ascensão
  • 4 ascensores, 4 estribos e 4 solteiras (2 por pessoa)
  • 2 costuras
  • 1 equalização para a corda fixa
  • 2 fitas e 1 mosquetão para fazer uma equalização em árvore (parada natural)
Data da conquista: 04/10/2014
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local